Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso

Vida e obra de Ruth Cardoso

Antropóloga, professora universitária e pesquisadora, publicou livros e artigos sobre sociedade, cultura e política e fundou o programa Comunidade Solidária.

Legado

Sua trajetória de vida combinou ensino e pesquisa com liderança na sociedade civil. Defendeu suas idéias e discutiu suas experiências em palestras, conferências, reuniões de trabalho, encontros, no Brasil e no exterior. Trabalhou e dialogou com empresários, empreendedores, ativistas sociais, políticos, artistas, jovens, homens e mulheres. Recebeu diversos prêmios e condecorações. Seus principais lemas foram:

“Combater a pobreza não é transformar pessoas e comunidades em beneficiários passivos de programas sociais. Toda pessoa tem habilidades e dons. Toda comunidade tem recursos e ativos. Combater a pobreza é fortalecer capacidades e potencializar recursos.”

“A sociedade brasileira hoje não espera tudo do Estado. Toma a iniciativa, inova e experimenta. Parcerias entre múltiplos atores ampliam a eficiência e a sustentabilidade das ações sociais. Desenvolvimento é investimento em capital humano e social.”