Ir para o conteúdo
Logotipo do FFHC Menu mobile

/imagens/33/50/pdt_bnn_13350.jpg

Publicações » Publicações

Cadernos Vale a Pena Perguntar: Digitalização e Futuro do Trabalho

 
No curso da história, a tecnologia sempre teve um impacto profundo no mundo do trabalho – uma arena decisiva tanto para a produção e distribuição de riqueza quanto para a construção da autoestima e identidade de indivíduos e grupos sociais. 

A atual onda de digitalização, que traz consigo a expansão da inteligência artificial, gera preocupações legítimas sobre a potencial destruição de postos de trabalho e a transformação das dinâmicas deste mercado. Se o avanço tecnológico atual apresenta novos riscos, há também oportunidades de empregar a tecnologia em favor de melhorias mais rápidas e abrangentes no bem-estar geral e na vida das pessoas.

No Brasil, sua expansão ocorre em uma sociedade marcada por desigualdades e atrasos históricos. Não resta dúvida de que o país terá de fazer um grande esforço para aproveitar as oportunidades do avanço da digitalização e da inteligência artificial, ao mesmo tempo em que terá de lidar com os riscos de agravamento das desigualdades.

Clique aqui para baixar o Caderno gratuitamente!

Para explorar respostas possíveis, entrevistamos especialistas para a série Vale a Pena Perguntar – projeto que teve início no formato de minidocumentários, disponíveis gratuitamente no YouTube da Fundação FHC. Pela natureza dos vídeos, muita coisa interessante acabou ficando “no chão da ilha de edição”. Assim nasceu a ideia desta publicação: um compilado com mais perguntas e respostas que acreditamos que valem a pena ser compartilhadas.

As entrevistas foram conduzidas em torno de três temas centrais:

1. como a revolução tecnológica atual impacta o trabalho;

2. de que modo essa revolução chega no Brasil, considerando a especificidade do nosso contexto nacional;

3. e quais as alternativas para proteção dos trabalhadores diante desse cenário.

Mais sobre Publicações