Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso

Atividades

Em maio de 2008 lançamos o website do projeto, que inclui o perfil de 423 instituições da América Latina e 374 pesquisadores que trabalham em temas relacionados com a democracia, um livro e 60 artigos originais e uma biblioteca baseada em materiais produzidos pelas instituições associadas, que já possui mais de 6.000 publicações disponíveis gratuitamente para download. A informação é organizada em um banco de dados de fácil acesso, que pode ser atualizado continuamente tanto por instituições quanto por pessoas, sob a supervisão do projeto.

No dia 30 de junho de 2008 a Fundação iFHC realizou, em parceria com o Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, o seminário internacional “Repensando a democracia na América Latina: desafios políticos e intelectuais”, que também marcou o lançamento, no Brasil, do projeto Plataforma Democrática.

FÓRUNS
Os fóruns têm por objetivo impulsionar o diálogo e a colaboração entre atores políticos, sociais e do conhecimento, sobre temas centrais à construção da democracia na América Latina. Com esta finalidade, o projeto Plataforma Democrática vem promovendo encontros em cada país entre cientistas sociais e atores da sociedade civil e política, conjuntamente com as instituições locais associadas.

JOVENS LÍDERES
Esta iniciativa tem como finalidade impulsionar e incentivar jovens líderes de diferentes setores sociais a envolver-se no debate público de temas relacionados com o fortalecimento da democracia na América Latina.

Consideramos que existe uma crescente alienação política das elites dos diferentes grupos sociais. Entre outras razões, a falta de interesse por participar em questões políticas se encontra vinculada a uma tendência crescente em associar a política com a corrupção. Desta maneira, torna-se necessário estabelecer novas alternativas destinadas a politizar a juventude, que substituam o papel que antigamente era desempenhado pelos partidos políticos.

Neste sentido, estamos desenvolvendo diversas comunidades de jovens líderes que funcionarão como um espaço para o diálogo e o intercâmbio de idéias entre os mesmos, assim como também com atores relevantes de diferentes setores sociais e políticos.

REDE DE JOVENS POLÍTICOS PLATAFORMA DEMOCRÁTICA
A Rede de Jovens Políticos Plataforma Democrática é uma iniciativa que busca promover a formação e o desenvolvimento de uma melhor direção política a partir de uma visão comum de país, e de um conjunto de valores, princípios e condutas compartilhadas.

O objetivo principal deste projeto é apoiar políticos com diversidade partidária, ideológica, geográfica e de gênero, que estejam identificados com uma série de valores e princípios, e que se identificam com o fortalecimento do marco institucional democrático e uma nova forma de fazer política, de forma transparente e programática.

Através do projeto procura-se fortalecer os vínculos entre a sociedade civil e a direção política, bem como promover o desenvolvimento de uma “amizade cívica” entre políticos, com o fim último de reforçar sua habilidade de obter consenso e trabalhar em conjunto.

O projeto baseia-se na experiência da Red de Acción Política (RAP), uma entidade criada na Argentina em 2002, que está tento grande repercussão no campo político local. O projeto Plataforma Democrática planeja avaliar a melhor forma de replicar esta experiência em outros países da América Latina, considerando as características e particularidades de cada país. Estamos iniciando 2009 o desenvolvimento da Red de Políticos Peruanos, una iniciativa realizada em conjunto com a Escuela de Gobiernos da Universidad Católica de Perú.