Apresentação

O Acervo Pres. F. H. Cardoso é composto pelos seguintes arquivos: Fernando Henrique Cardoso, Ruth Cardoso, Joaquim Ignacio Baptista Cardoso, Leônidas Cardoso, Paulo Renato Souza e Sergio Motta

O termo genérico Acervo designa um conjunto de arquivos e de atividades desenvolvidas a partir da informação neles contida.

A Curadoria do Acervo e a empresa Grifo Projetos Históricos e Editoriais estabelecem os princípios que orientam o tratamento dos arquivos, a definição das atividades.

A realização dos trabalhos é financiada tanto por recursos captados ao amparo da Lei Rouanet (de incentivos fiscais para projetos culturais), ou por outras fontes privadas, entre elas a IBM que fez a doação de softwares e a Fundação Brava que promoveu a difusão de parte do seu conteúdo.

Entre 2006 e 2014, foram aprovados pelo Ministério da Cultura (MinC) os projetos:

» Preservação, catalogação, digitalização e acesso ao Acervo Presidente Fernando Henrique Cardoso (Pronac 04-5408 de 2006 a 2009)

» Tratamento Técnico e Difusão dos Acervos Presidente Fernando Henrique Cardoso e Antropóloga Ruth Cardoso (Pronac 09-1546 de 2010 a 2014).

» Fundos documentais do Acervo Presidente FHC: descrição e difusão (Pronac 14-8739) está em desenvolvimento.