Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso

Vida e obra de FHC

Sociólogo, professor e pesquisador, escreveu sobre mudança social, desenvolvimento e democracia. Foi senador, ministro das Relações Exteriores e da Fazenda, e presidente da República.

História Oral

Ex-presidentes da República e seus colaboradores têm muito a ensinar às gerações futuras sobre sua experiência. Mais particularmente, podem contribuir ao falar sobre o que não gerou notícias de jornal, nem está registrado nos documentos que compõem os seus acervos pessoais.

O Programa de História oral tem por objetivo contextualizar os documentos. Estes são fragmentos de processos decisórios mais amplos, cujos mecanismos nem sempre são evidentes e pouco revelam sobre as tentativas de contribuir para o real desenvolvimento de um país.

Entre 2009 e 2011 foram entrevistados mais de 60 membros do governo FHC. Essas sessões captaram como registro histórico permanente o retrato de uma presidência vista pelos olhos de quem “esteve lá”, porém descrito num momento em que as palavras são ditas sem o constrangimento das incumbências dos seus cargos.

Em 2012, outras entrevistas contemplaram as atividades do senador Fernando Henrique Cardoso e, mais particularmente, o período da criação da Constituição de 1988.

Os depoimentos são editados e fazem parte de exposições visitadas nos ambientes da Fundação. Com o Programa de História oral, o Acervo ganha uma dimensão e complexidade incomuns se comparado a outros arquivos presidenciais brasileiros.