Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso

Vida e obra de FHC

Sociólogo, professor e pesquisador, escreveu sobre mudança social, desenvolvimento e democracia. Foi senador, ministro das Relações Exteriores e da Fazenda, e presidente da República.

FHCharges

As charges publicadas diariamente em jornais e revistas de todo o país capturam os fatos políticos no calor da hora. Passado algum tempo, esquece-se o contexto da tirada de humor. Selecionar algo capaz de ser apreciado no portentoso universo de obras de oito anos de governo foi um desafio para que a mostra fosse capaz de restituir o sabor dos desenhos.

Estão expostos, no salão da Fundação, seis painéis agrupando charges referentes ao perfil do personagem Fernando Henrique, às eleições presidenciais, ao Plano Real, à dificuldade de governar e lidar com os pares políticos e à relação com os países vizinhos. Fernando Henrique é visto como o intelectual nas agruras da rotina política, é medido pela sua preocupação com a popularidade e mostrado na lida com parceiros incômodos. Também aparece no embate com um ministério nem sempre cordato ou ainda com os interesses conflitantes de seus aliados políticos.