Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso

Vida e obra de FHC

Sociólogo, professor e pesquisador, escreveu sobre mudança social, desenvolvimento e democracia. Foi senador, ministro das Relações Exteriores e da Fazenda, e presidente da República.

Conservação

Armazenamento

A preservação preventiva é uma norma da Fundação iFHC. Para isso, se organiza o material por armazenamento contínuo, agrupando documentos que têm um mesmo padrão físico. Assim, os arquivos reúnem peças de formatos semelhantes e materiais compatíveis.

O mobiliário de armazenamento reúne arquivos deslizantes, armários, estantes e mapotecas de aço. As caixas de papelão tradicional foram substituídas por caixas de plástico polionda que guardam os papéis na posição horizontal, evitando o desgaste das bordas e o abaulamento das folhas. Outros documentos textuais e iconográficos estão acondicionados em pastas suspensas.

Climatização

O ambiente dos dois subsolos, onde se encontra a maior parte da reserva técnica, tem uma área ventilada e outra climatizada, onde se armazenam os documentos mais sensíveis. Desumidificadores em funcionamento intermitente são mantidos nas áreas ventiladas, a fim de garantir maior estabilidade da umidade do ar. As condições ambientais são monitoradas por sensores cujos dados são colhidos por software.