Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso

Vida e obra de FHC

Sociólogo, professor e pesquisador, escreveu sobre mudança social, desenvolvimento e democracia. Foi senador, ministro das Relações Exteriores e da Fazenda, e presidente da República.

Arquivo Sergio Motta

Em 2013, a Fundação recebeu em doação a parte do arquivo de Sergio Motta, correspondente ao período em que foi ministro das Comunicações, de janeiro de 1995 até seu falecimento, em abril de 1998. Esses documentos serão tratados nos próximos anos.

 

Entretanto, antes disso, o Instituto Sergio Motta (ISM)autorizara a Fundação a criar o Portal Memória das Telecomunicações com toda a documentação sobre a modernização das telecomunicações no Brasil, com patrocínio institucional da Telefônica.

 

Foram digitalizados e disponibilizados aproximadamente:

  • 50 fitas K7 contendo registros de seminários realizados em 1997
  • 80 fitas em formato VHS e Beta contendo registros de seminários, vídeos institucionais e clipping
  • 100 fotografias de eventos e viagens internacionais
  • 1.000 volumes de clipping diário
  • 130.000 documentos textuais.

 

O Projeto Memória das Telecomunicações está dividido em seis temas principais: o contexto geral das comunicações; a reorganização do Ministério das Comunicações; a reestruturação das telecomunicações; a reorganização dos serviços de radiodifusão; a reforma estrutural do setor postal; e as telecomunicações no Brasil no período pós privatização. Estes seis temas foram subdivididos em 36 assuntos, dos quais 15 estão destacados no link Saiba Mais, com textos introdutórios e explicativos sobre o processo de privatização do Sistema Telebrás.

 

Ao dar acesso a essa documentação, a Fundação iFHC ampliou a oferta de informações sobre o processo de modernização das telecomunicações no Brasil.