Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso

Vida e obra de FHC

Sociólogo, professor e pesquisador, escreveu sobre mudança social, desenvolvimento e democracia. Foi senador, ministro das Relações Exteriores e da Fazenda, e presidente da República.

Princípios

O Acervo Presidente Fernando Henrique Cardoso, doravante Acervo, reúne, na sede da Fundação iFHC, vários arquivos privados: o de Fernando Henrique Cardoso (de interesse público, conforme a lei), o de Ruth Cardoso, o de Joaquim Ignácio Batista Cardoso, o de Leônidas Cardoso e o de Sergio Motta, além da Biblioteca Fernando Henrique e Ruth Cardoso.

Ao considerar esse conjunto documental suporte de informação importante sobre determinado período histórico do Brasil, a curadoria do Acervo definiu os seguintes princípios:

  • A preservação dos documentos segue rigorosos critérios metodológicos tanto nas instalações físicas, na organização espacial, na descrição em banco de dados específico, quanto na manutenção preventiva para garantir a conservação. Considerada de modo mais amplo, tratando-se de preservar entendimentos variados sobre decisões políticas, um programa de História Oral, iniciado em 2008, visa contextualizar os documentos por meio de entrevistas de colaboradores do governo FHC.
  • O acesso se dá por dois tipos de pesquisa: no corpo deste site, por palavras-chave e em dois portais: “Pesquisa no Acervo”, e “Portal das Telecomunicações”, em que documentos já descritos e digitalizados são liberados para consulta.
  • A divulgação da documentação inclui atividades de caráter educacional centradas no programa “Diálogos com um Presidente”, em exposições, em seminários de discussão metodológica de Arquivística e Museologia, bem como por visitas técnicas de profissionais de áreas afins.