Ir para o conteúdo
Logotipo do FFHC Menu mobile

/imagens/01/39/pdt_bnn_139.jpg

Apresentação

O Acervo Pres. F. H. Cardoso reúne os arquivos de Fernando Henrique Cardoso, Ruth Cardoso, Joaquim Ignacio Baptista Cardoso e Leônidas Cardoso

Formado por documentos de diferentes gêneros (textuais, iconográficos, sonoros, audiovisuais e tridimensionais), o acervo Presidente Fernando Henrique Cardoso reúne os arquivos de FHC e de três membros de sua família: Ruth Cardoso, Joaquim Ignacio Baptista Cardoso (avô) e Leônidas Cardoso (pai), além da biblioteca do casal. A Fundação custodia também dois conjuntos documentais de participantes dos governos FHC: o Arquivo Paulo Renato Souza (ministro da educação) e o Arquivo Sergio Motta (ministro das comunicações). 

De acordo com a  legislação arquivística brasileira os acervos presidenciais, embora privados, são considerados de “interesse público”, e seus detentores devem preservá-los e torná-los disponíveis para consulta pública.

No Acervo Pres. F. H. Cardoso é possível fazer:

1. Consulta online e gratuita dos documentos, bem como o fornecimento de cópias ou arquivos eletrônicos, mediante a assinatura de um Termo de cessão de uso definido por Regulamento.

2. Visitas técnicas para profissionais ou graduandos da área arquivística e afins, destinadas ao conhecimento das instalações e da metodologia de descrição dos documentos. Agendadas pelo e-mail: acervo@fundacaofhc.org.br.

O Acervo realiza: 

1. Seminários técnicos que reúnem arquivistas, cientistas sociais, historiadores e museólogos brasileiros e estrangeiros para discutir temas de Arquivologia.

2. Oficinas temáticas para discutir as opções metodológicas que embasam o tratamento dos documentos custodiados pela instituição. 

3. Exposições, a exposição física Um Plano Real, e a plataforma de exposições virtuais, criada para mostrar o acervo preservado pela Fundação, descrito e acessível pela internet.

As atividades são realizadas com recursos captados ao amparo da Lei Rouanet (de incentivo fiscal para projetos culturais). A curadoria do Acervo está a cargo da Grifo Projetos Históricos e Editoriais.