Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso

Vida e obra de FHC

Sociólogo, professor e pesquisador, escreveu sobre mudança social, desenvolvimento e democracia. Foi senador, ministro das Relações Exteriores e da Fazenda, e presidente da República.

Acesso

O acesso aos documentos do Acervo se dá de duas maneiras: tanto no portal Pesquisa no Acervo como no Portal das Telecomunicações. Para pesquisas mais complexas, destinadas a especialistas, entrar em contato com a equipe do Acervo pelo e-mail acervo@ifhc.org.br.

No portal Pesquisa no Acervo, encontrará uma série de páginas apresentado escolhas de pesquisa.

No canto superior direito de cada uma delas, os Documentos de apoio trazem as seguintes informações de auxílio à pesquisa:

  • Glossário de documentos, isto é, a definição de espécies e tipos documentais presentes no acervo
  • Glossário de eventos/atividades, isto é, definição dos contextos em que foram produzidos os documentos
  • Principais ações do governo, isto é, relação cronológica das medidas legais, planos e programas
  • Viagens nacionais e internacionais empreendidas por FHC por ordem cronológica e geográfica
  • Bibliografia de FHC isto é, obras de sua autoria
  • Bibliografia de Ruth Cardoso, isto é, obras de sua autoria

 

Ainda no canto superior direito, os Guias dos arquivos de Fernando Henrique Cardoso e de Ruth Cardoso oferecem informações básicas sobre seus arquivos e principais séries documentais.

No Portal das Telecomunicações é possível acessar a parte do Arquivo de Sergio Motta sobre o processo de privatização do Sistema Telebrás (1995/1998).

Há seis temas principais: O contexto geral das comunicações; a reorganização do Ministério das Comunicações; a reestruturação das telecomunicações; a reorganização dos serviços de radiodifusão; a reforma estrutural do setor postal.

Para encontrar um documento em especial, há duas modalidades de busca: a Cronológica, representada por uma linha do tempo; e a Avançada, por nome, data, tipo de documento e palavra-chave.

Na seção Modelagem, pode-se acompanhar o que era discutido nas reuniões e seminários, realizados entre abril e novembro de 1997, nos quais se buscava a definição do modelo para a reforma estrutural das telecomunicações. Os Depoimentos são de pessoas que acompanharam todo o processo da privatização. A seção Noticiário reúne o clipping com matérias de jornais e revistas, programas de rádio e TV da época, incluindo as charges. Um Glossário explica os termos referentes ao universo das telecomunicações.